quinta-feira, 14 de junho de 2012



A dimensão Lúdica da Música na Infância.

Acredito que é praticamente impossível falarmos de educação infantil sem falarmos de música. A ludicidade é algo que faz parte de todo e qualquer projeto dentro dessa faixa etária. Os reflexos, o crescimento, o desenvolvimento e a prática de todas as atividades com maior prazer se dão através das propostas com música. A música na realidade faz bem e só traz benefícios em qualquer idade, imagine então na infância. O texto traz um trecho que vou citar a seguir que representa exatamente essa dimensão lúdica que a música traz para a infância:

Os estudos tem demonstrado que o desenvolvimento da musicalidade é a essência do processo de tornar-se humano. Essa musicalidade mostra-se não apenas na execução de instrumentos musicais, mas no gesto, nos movimentos e na ludicidade que garante a capacidade de brincar com os sons. Manfioletti,2002

E o que é a infância senão desenvolver-se através do brincar, das atividades lúdicas e da música? No texto temos a oportunidade de ler em vários trechos, diferentes exemplos de como a música, que é movimento, que é gestos, está presente em nossas vidas, seja no caráter rítmico da comunicação mãe-bebê, seja nos versos, nas rimas e cabe a nós educadores utilizar dessa ferramenta enriquecedora todas as suas possibilidades tornando a infância ainda mais bela, proporcionando desenvolvimento e alegria à nossas crianças.

2 comentários:

  1. Oi... Concordo com o texto e acrescento que a música tem uma propriedade que transcende o próprio som... O ritmo e a musicalidade. Não sou especialista neste assunto, mas penso que aliar conteúdo com a música deve facilitar a aprendizagem, pelo prazer da própria música, pela internalização da letra e pal capacidade de processarmos o som além da capacidade de ouvir.

    ResponderExcluir
  2. Também acredito nisso professor, muitas aprendizagens podem ocorrer através da música, que além de tudo proporciona muito prazer a muitas pessoas.
    Bjs

    ResponderExcluir